sábado, 20 de dezembro de 2014

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PESSOAL PARA O ANO DE 2015



Bom, estamos há 10 dias do início do ano de 2015 e algumas pessoas devem estar avaliando como foram os resultados do ano que se finda (2014). Aquilo que foi imaginado no início do ano foi realizado, houve sucesso nas suas realizações. Pois é! Geralmente nessa época do ano cai a ficha e as frustrações tomam conta de algumas pessoas que não realizaram seus propósitos. E o que fazer para que o ano que vem não seja igual?
As notícias econômicas para o próximo ano apontam períodos difíceis: as notícias são de que a inflação vai persistir, os juros e os preços dos gêneros permanecerão altos, continuará sendo complicado contratar mão de obra qualificada, os custos vão crescer ainda mais e será muito difícil crescer de forma acelerada aumentando os preços. Sem esquecer que teremos ainda o desenrolar de toda essa corrupção. Diante deste cenário, você já sabe o que vai fazer?
Bom, sem um plano suas chances diminuem bastante! Qual é o seu plano? Quais oportunidades você buscará no mercado? Quais os nichos você vai explorar? Qual será o seu foco? Quem vai depender de você em 2015? O que precisa fazer? O que precisa aprender? Qual será o melhor investimento? Quem irá financiar seus projetos? Onde estará sua atenção concentrada?
São muitas as perguntas… Fazem sentido para você? Quais as perguntas certas, então? Não importa agora.Sejam quais forem  se você quer que 2015 tenha 12 meses de realizações e sucesso, está na hora de formular as suas perguntas. Se deixar para o início do ano, estará perdendo um tempo precioso… Aquele que você não tem!
Crescer de forma acelerada em uma conjuntura adversa requer inteligência. Um bom plano é aquele que escolhe a direção correta, aponta a direção, alinha e sincroniza os esforços na direção escolhida e otimiza os recursos existentes.Mas isso ainda não é suficiente. Além de ser tecnicamente bem construído, um bom plano precisa ser também empolgante e  gerar entusiasmo. Excitação e vontade de fazer. Engajar mentes e corações. E, desta forma, aumentar  suas chances de sucesso.
Elaborar  um plano com essas características não é tarefa para amadores.Requer técnica e estudo. Um dos erros que mais observo entre as pessoas é achar que, como conhecem a direção para onde vão, sabem também como desenhar o plano e conquistar a motivação. E isso nem sempre é verdade.
E você? Como vai elaborar o  seu Plano Estratégico Pessoal para 2015?
Vai improvisar ou usar este momento para saltar na frente! Se 2015 será apenas mais um ano ou o ano que definirá a sua virada é algo que está nas suas mãos!