sábado, 21 de novembro de 2015

Qual o melhor o posicionamento estratégico da empresa frente ao mercado?

O posicionamento da empresa frente ao mercado corresponde à ideia central do negócio. Os  clientes, parceiros e fornecedores reconhecem sua empresa e  sua marca, através da proposta de valor que você oferece no portfólio de produtos e serviços.

A empresa na posição correta  encontra-se no ponto de interseção  entre as linhas de demanda e oferta.  Nesse ponto, também chamado de “Ponto de Equilíbrio do Mercado” o fluxo  de dinheiro entre clientes, parceiros e fornecedores  é expressivo, formando um sistema particular caracterizado pelas transações entre os agentes do mercado.

O ponto escolhido para o posicionamento da empresa no mercado não pode ser estático,   devido as influências socioeconômicas dos ambientes interno e externo, e portanto, exige um gerenciamento ao longo do tempo. O posicionamento deve evoluir conforme o ambiente do mercado amadurece, adaptando-se as novas realidades, listadas a seguir:

1.       Decisões de compra dos clientes que sofrem  diferentes influencias ao longo do tempo.
2.   Concorrentes que oferecem  novos itens ao mercado: produtos, serviços e   tecnologias.

Ambos os fatores causam um impacto forte no  segmento de mercado no qual sua empresa esta inserida,  exigindo acompanhamento constante do respectivo  posicionamento de mercado.

Posicionar-se, portanto, significa buscar a singularidade. Verifique então, se sua empresa está dando atenção devida ao respectivo posicionamento através das providências listadas abaixo:

ü  Atualizando os  processos e rotinas de modo a gerar excelência operacional, de tal modo que recomende  preços competitivos com  rentabilidade.
ü  Aumentando o tamanho da empresa através de aquisições de outras menores com vistas a obter  maior participação de mercado.
ü  Construindo sua marca  de modo consistente que promova a preferência dos  clientes pelos produtos e serviços.
ü  Criando diferenciais competitivos por meio de novas tecnologias, com o objetivo de dificultar o acompanhamento por parte dos concorrentes;
ü  Exercendo controle sistemático e criterioso dos concorrentes e do comportamento de compra de seus clientes.

Podemos conversar mais a respeito se for do seu interesse. Basta fazer um contato através do e-mail nielsenfreire@gmail.com


VR 21/11/2015
Nielsen Freire da Silva

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