O posicionamento da empresa frente ao mercado
corresponde à ideia central do negócio. Os clientes, parceiros e fornecedores reconhecem
sua empresa e sua marca, através da
proposta de valor que você oferece no portfólio de produtos e serviços.
A empresa na posição correta encontra-se no ponto de interseção entre as linhas de demanda e oferta. Nesse ponto, também chamado de “Ponto de
Equilíbrio do Mercado” o fluxo de
dinheiro entre clientes, parceiros e fornecedores é expressivo, formando um sistema particular
caracterizado pelas transações entre os agentes do mercado.
O ponto escolhido para o posicionamento da
empresa no mercado não pode ser estático, devido
as influências socioeconômicas dos ambientes interno e externo, e portanto,
exige um gerenciamento ao longo do tempo. O posicionamento deve evoluir
conforme o ambiente do mercado amadurece, adaptando-se as novas realidades,
listadas a seguir:
1.
Decisões de
compra dos clientes que sofrem diferentes influencias ao longo do tempo.
2. Concorrentes
que oferecem novos itens ao mercado:
produtos, serviços e tecnologias.
Ambos os fatores causam um impacto forte no segmento de mercado no qual sua empresa esta
inserida, exigindo acompanhamento
constante do respectivo posicionamento
de mercado.
Posicionar-se, portanto, significa buscar a singularidade.
Verifique então, se sua empresa está dando atenção devida ao respectivo
posicionamento através das providências listadas abaixo:
ü
Atualizando os processos e rotinas de modo a gerar excelência
operacional, de tal modo que recomende preços competitivos com rentabilidade.
ü
Aumentando o tamanho da empresa
através de aquisições de outras menores com vistas a obter maior participação de mercado.
ü
Construindo sua marca de modo consistente que promova a preferência dos
clientes pelos produtos e serviços.
ü
Criando diferenciais
competitivos por meio de novas tecnologias, com o objetivo de dificultar o
acompanhamento por parte dos concorrentes;
ü
Exercendo controle sistemático
e criterioso dos concorrentes e do comportamento de compra de seus clientes.
Podemos conversar mais a respeito se
for do seu interesse. Basta fazer um contato através do e-mail nielsenfreire@gmail.com
VR 21/11/2015
Nielsen Freire da Silva
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