quarta-feira, 20 de abril de 2016

Meus amigos ,
O país vive momentos de grave crise política e é inegável que, de algum modo, as empresas sejam afetadas em vários de seus processos internos. Seja nos processos financeiros, fluxo de caixa; seja no processo administrativo, folha de pagamento; seja no processo de compras, produção ou mesmo o de vendas.
Nesse momento, nossa recomendação é no sentido de cautela e prudência nunca desespero.
Sem dúvidas, há uma necessidade de revisão dos processos com o objetivo de adequação dos recursos ali empregados: recursos financeiros, recursos materiais e recursos humanos.
Essa crise já aconteceu outras vezes e certamente não será a última. Temos certeza e absoluta convicção que ela passará e o país voltará a crescer com força pujante.
Quando tornar o crescimento da economia, o segmento empresarial deverá estar preparado, caso contrário poderá perder o bonde da história.
Então, assim pensando, urge adotar, pelo menos três ferramentas importantes:
ANÁLISE SWOT, identifica as forças e ameaças que sujeitam a empresa, considerando não só os aspectos internos, mas também o ambiente externo.
ANÁLISE GUT, através de uma planilha, pode-se identificar, a partir de uma lista de problemas ou dificuldades, a Gravidade, Urgência e Tendência de cada item.
Revisão das Estratégias traçadas.
Obviamente, após essas providências outras análises e revisões serão necessárias, por exemplo: revisão dos planos de venda; revisão do plano de produção; análise do plano de abastecimento, contas a pagar e receber, e etc. Não esqueça do plano de ação.