quarta-feira, 1 de junho de 2011

PROFISSIONALIZAÇÃO DO VENDEDOR.

Alguns vendedores, talvez a maioria, caiam  no setor de vendas das empresas por acaso.
Ninguém imagina ser vendedor! Quando perguntado o que gostaria de ser, as respostas sempre apontam em outras direções, nunca vendedor.

As próprias empresas organizam suas equipes de vendas sem os  mesmos cuidados que dispensam por exemplo ao setor de produção. Em sua maioria,  os profissionais de venda não têm uma formação específica ou mesmo os treinamentos adequados. O vendedor se vira com o que têm.

Ao concluírem suas vendas, os olhos brilham, a comissão entra e eles se sentem os tais, acham que sabem tudo sobre venda.

Obviamente não existem vendedores natos, existem aqueles que possuem alguma habilidade, porém é necessário que todos sejam treinados e capacitados. É necessário que o profissional seja mais consultor do que vendedor e todos os colaboradores da empresa deveriam ter o estimulo de atuarem como consultores de venda em situações específicas.

A capacitação e o treinamento são primordiais  para qualquer setor da empresa e principalmente para o setor comercial. Os profissionais de vendas que se destacam e conseguem manter regularmente o sucesso de suas vendas são aqueles  que mais estudam e procuram aprender  sobre a sua empresa, sobre o seu produto ou serviço e sobre as técnicas de abordagem e venda.

O setor comercial encontra-se debilitado quanto a profissionalização. Não vemos graduação ou pós-graduação em vendas. Não conhecemos nenhum curso de Gestão de Vendas.

Para especialização de um profissional de vendas, relacionamos algumas necessidades básicas que podem contribuir para a formação e sucesso de um profissional de vendas.

1 – Goste do que faz: não esteja na profissão por falta de opção ou porque é o que te dá dinheiro.

2 – Saiba ouvir: trata-se do melhor caminho para descobrir as necessidades do potencial cliente. Em vez de dar as sugestões, pergunte mais. 

3 – Seja objetivo: não tente enrolar o cliente; vá direto ao ponto que o interessa.

4 – Seja ético: não minta ou engane para efetivar uma venda; a credibilidade vale mais do qualquer contrato fechado.

5 – Seja ambicioso e positivo: pense grande e sempre acredite no sucesso das suas vendas. Não venda o preço, venda a solução.

6 – Seja humilde: nunca ache que você possui todo o conhecimento sobre a sua área; sempre é preciso aprender.

7 – Seja ousado: tenha a audácia para inovar e empreender dentro da sua
empresa; muitas vezes será preciso improvisar.

8 – Busque a empatia: seja sempre educado e agradável com o potencial cliente; a gentileza abre portas.

9 – Busque o conhecimento: a constante capacitação pessoal e profissional leva à diferenciação.

10 – Planeje-se: defina aonde quer chegar e como atingirá sua meta; organização, comprometimento e persistência ajudam a obter o sucesso.