21/janeiro/2012
A pesquisa salarial é um estudo sobre a competitividade
salarial e de benefícios concedidos pela empresa aos funcionários.
Os dados obtidos durante a pesquisa podem
ser utilizados como base para a formulação da política
salarial . A política
salarial deverá proporcionar os equilíbrios
internos e externos entre os
salários pagos pela empresa e as práticas salariais do mercado .
É utilizada como importante fonte de informações para a tomada
de decisão no que diz respeito às praticas de Recursos Humanos e sobre o posicionamento salarial
frente ao mercado onde a empresa atua.
Para uma pesquisa salarial, é necessário seguir um roteiro básico. É um processo relativamente
simples, mas que exige dos profissionais, conhecimento dos cargos e das práticas
salariais, conhecimentos básicos de estatística e de análises comparativas. Exige também bastante cuidado na escolha dos
critérios a serem utilizados para
realização da pesquisa .
A
empresa interessada na realização da pesquisa , também chamada de
patrocinadora, deve convidar outras
empresas para participar da pesquisa. Este processo pode gerar alguns imprevistos, uma vez que
nem todas as empresas convidadas aceitam fornecer seus dados salariais . Aliás, tenho visto, ultimamente, muitas
empresas se negarem a participar de pesquisas salariais, recusando o convite que lhe é dirigido. Só posso
atribuir essa atitude como falta de
conhecimento do instrumento de pesquisa e não vejo como acertada a decisão, já
que a empresa convidada terá acesso aos
resultados finais da pesquisa e poderá fazer as analises comparativas dos seus salários com os praticados pelo mercado. Algo que, com certeza, é muito útil para a administração salarial.
As principais etapas para elaboração de uma
pesquisa salarial, são:
1. Seleção das empresas participantes
O número ideal de empresas
participantes da pesquisa varia entre 12 e 25, e a seleção leva em conta: porte; região;
competitividade de mão-de-obra; segmento; estrutura interna; estratégia de
recursos humanos, etc.
2. Seleção dos cargos a serem pesquisados
São escolhidos cargos comuns a várias empresas
participantes e a seleção deve considerar: número
de ocupantes no cargo; importância estratégica do cargo para a empresa;
os cargos com descrições detalhadas com as responsabilidades e outras
informações necessárias para o entendimento e comparação do cargo
(job-matching); cargos com representatividade no mercado de trabalho.
3. Cadernos da pesquisa
Material a ser utilizado durante a pesquisa e
que contém a relação das empresas participantes, a estrutura organizacional da
empresa participante, o rol de cargos a
serem pesquisados e as descrições dos cargos e benefícios praticados por
cargos.
4. Pesquisa salarial
A pesquisa propriamente dita, diz respeito as a coleta, identificações e comparações das
informações da empresa patrocinadora com as empresas convidadas. As mais significativas
neste processo são: Salários; Benefícios;Políticas e Procedimentos de Gestão.
A coleta e comparação das informações salariais podem ser feita através de entrevistas com
representantes das empresas ou à
distância, por telefone/fax, rede social,
e-mail, etc. Após a coleta, os
dados são tabulados e as informações
obtidas são analisadas de forma mais completa, para geração dos relatórios da
pesquisa.
Através desses relatórios, se dispõe de informações sobre as práticas salariais do mercado e das empresas participantes da pesquisa e é
possível construir um planejamento bem elaborado
sobre as melhores práticas salariais, de
benefícios e de gestão de recursos
humanos. É fundamental registrar, no entanto, o sigilo e confidencialidade com que são
tratadas as informações obtidas junto as empresas convidadas. A empresa
patrocinadora deve garantir essa confidencialidade às empresas participantes.
A direção de recursos humanos da
empresa patrocinadora juntamente com a direção financeira , de posse dos
resultados analisados da pesquisa , toma as decisões competentes sobre as práticas salariais a serem implantadas
da empresa.
A realização de uma pesquisa
salarial pode ter alguma variação de
critérios em razão de peculiaridades das empresas.
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