segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

PESQUISA SALARIAL

por Nielsen Freire da Silva
21/janeiro/2012


A pesquisa salarial  é um estudo sobre a competitividade salarial e de benefícios concedidos pela empresa  aos  funcionários. Os dados obtidos durante a  pesquisa podem ser  utilizados como base para a formulação da política salarial . A política salarial deverá proporcionar  os  equilíbrios  internos e externos  entre os salários pagos pela empresa e as práticas salariais do  mercado .
É utilizada como  importante fonte de informações para a tomada de decisão no que diz respeito às praticas de Recursos Humanos e sobre o posicionamento salarial frente ao mercado  onde a empresa  atua.
Para uma pesquisa salarial, é  necessário seguir  um roteiro básico. É um processo relativamente simples, mas que exige dos profissionais,  conhecimento dos cargos e das práticas salariais, conhecimentos básicos de estatística  e de análises comparativas.  Exige também bastante cuidado na escolha dos critérios  a serem utilizados para realização da pesquisa .
 A  empresa interessada na realização da pesquisa , também chamada de patrocinadora, deve  convidar outras empresas para participar da pesquisa. Este processo  pode gerar alguns imprevistos, uma vez que nem todas as empresas convidadas aceitam fornecer seus dados salariais .  Aliás, tenho visto, ultimamente, muitas empresas se negarem a participar de pesquisas salariais, recusando  o convite que lhe é dirigido. Só posso atribuir  essa atitude como falta de conhecimento do instrumento de pesquisa e não vejo como acertada a decisão, já que a empresa convidada terá  acesso aos resultados finais da pesquisa e poderá fazer as analises comparativas  dos seus salários com os  praticados pelo  mercado. Algo que, com certeza, é muito  útil para a administração salarial.
As  principais etapas para elaboração de uma pesquisa salarial, são:

1. Seleção das empresas participantes

O número ideal de empresas participantes da pesquisa varia entre 12 e 25, e a  seleção leva em conta: porte; região; competitividade de mão-de-obra; segmento; estrutura interna; estratégia de recursos humanos, etc.

2. Seleção dos cargos a serem pesquisados

São  escolhidos cargos comuns a várias empresas participantes e a seleção deve considerar:   número de ocupantes  no cargo;  importância estratégica do cargo para a empresa; os cargos com descrições detalhadas com as responsabilidades e outras informações necessárias para o entendimento e comparação do cargo (job-matching); cargos com  representatividade no mercado de trabalho.

3. Cadernos da pesquisa

Material a ser utilizado durante a pesquisa e que contém a relação das empresas participantes, a estrutura organizacional da empresa participante,  o rol de cargos a serem pesquisados e as descrições dos cargos e benefícios praticados por cargos.

4. Pesquisa salarial

A pesquisa propriamente dita,  diz respeito as  a coleta, identificações e comparações das informações da empresa patrocinadora com as empresas convidadas. As mais significativas neste processo são: Salários; Benefícios;Políticas e Procedimentos de Gestão.
A coleta  e comparação  das informações salariais podem  ser feita através de entrevistas com representantes das empresas ou  à distância, por telefone/fax,  rede social,  e-mail, etc.  Após a coleta, os dados são  tabulados e as informações obtidas são analisadas de forma mais completa, para geração dos relatórios da pesquisa.
Através desses relatórios,  se dispõe de informações sobre as práticas salariais  do mercado e das  empresas participantes da pesquisa e é possível  construir um planejamento bem elaborado sobre as melhores práticas salariais,  de benefícios e  de gestão de recursos humanos. É fundamental registrar, no entanto,  o sigilo e confidencialidade com que são tratadas as informações obtidas junto as empresas convidadas. A empresa patrocinadora deve garantir essa confidencialidade às empresas participantes.
A direção de recursos humanos da empresa patrocinadora juntamente com a direção financeira , de posse dos resultados analisados  da pesquisa ,   toma as decisões competentes  sobre as práticas salariais a serem implantadas da empresa.
A realização de uma pesquisa salarial pode ter alguma  variação de critérios em razão de peculiaridades das empresas.