domingo, 20 de janeiro de 2013

Ser Pequena Empresa Não é uma Fase, é uma Estratégia


 por Leandro Borges
Nascemos, no Brasil, acostumados a admirar as grandes empresas estatais. Não só elas, mas nosso referencial geral de sucesso são negócios com faturamentos bilionários, centenas de milhares de funcionários e muitas filiais. Não quero dizer que o crescimento em tamanho seja em si indesejado, mas não é a única dimensão a ser avaliada e, provavelmente, nem a melhor.
O famoso slogan “Up or Out” (para cima ou para fora) virou o mantra das grandes consultorias e empresas de contabilidade internacionais e contaminou todo o mercado. Não existe dúvida de que a mensagem é cresça ou pereça. Apesar do êxito aparente dessa lógica, a situação é contraditória dado que esse é o mesmo comportamento de uma célula cancerígena, organismos que crescem indiscriminadamente até matarem seus hospedeiros. Fenômeno que levou muitas grandes à falência meteórica.
Por isso, deixo meu breve recado, inspirado pela entrevista dada pelo CEO da 37 Signals , que o melhor crescimento é em lucratividade e qualidade, não em tamanho.
Pensem nisso, orgulhem-se dos seus pequenos negócios que fazem diferença e tenham um excelente 2013! Menor e melhor.
A MENSAGEM do post é um besouro-rinoceronte. Um pequeno inseto que pode carregar até 850 vezes o seu peso, tornando-se o ser vivo mais forte, proporcionalmente, do planeta.
 FONTE: Blog LUZ  Geração Empreendedora