sexta-feira, 26 de setembro de 2014

FATOS SOBRE O EBOLA


Este artigo foi transcrito do jornal FRATERNO de Barra Mansa,  edição de setembro de 2014 página 06. É de autoria de Galp Energia. Publicado no Blog pela relevância e pelo caráter de utilidade pública.

O QUE É O EBOLA?

Ø  É SANGRENTO
O Ebola é uma febre hemorrágica – atua fazendo as vítimas sagrarem por quase todo o corpo.
Normalmente, as vítimas sangram até a morte.

Ø  É CANTAGIOSO
É altamente contagioso, sendo transmitido através de contacto com fluídos corporais tais como saliva, suor, sangue, sémem ou fezes. O EBOLA NÃO ESTÁ NO AR.
Ø  É VERDADEIRAMENTE MORTAL
Cerca de 60 a 90% das pessoas que contraem Ebola morrerão da doença. É uma das doenças mais mortais do mundo, matando em algumas semanas.
Ø  NÃO TEM CURA
Esta é a parte triste – O EBOLA NÃO TEM TRATAMENTO OU CURA CONHECIDA. Mas as pessoas podem ser tratadas e podem recuperar se informarem as autoridades no início dos sintomas.
SINTOMAS DO EBOLA
Os sintomas normalmente demoram de 2 a 21 dias a aparecer. Podem ser confundidos com malária ou constipação, por isso tenha atenção:
1)      Febre
2)      Dor de Cabeça
3)      Diarréia
4)      Vômitos
5)      Fraqueza
6)      Dores nas articulações e músculos
7)      Dores no estômago
8)      Falta de apetite.
COMO SE PROTEGER
Existem algumas medidas para se proteger e à sua família. Não brinque. Lembre-se, o Ebola não tem cura.
1)      Lave as mãos com sabonete ou sabão. Faça isto muitas vezes. Também pode usar um bom desinfetante para as mãos. Evite contactos desnecessários.
2)      Desinfete o seu meio ambiente. O vírus não consegue sobreviver a desinfetantes, calor, luz solar direta, detergentes e sabões. Limpe!
3)      Não toque em cadáveres. Os cadáveres ainda podem transmitir o Ebola. Não lhes toque sem equipamento de proteção ou evite-os completamente.
4)      Comunique. Comunique imediatamente sintomas suspeitos que observe em si mesmo, ou em qualquer outra pessoa. Não perca tempo! Não tenha vergonha! Pode salvar uma vida!
5)      Não coma carne de caça. A carne de caça pode ser portadora do vírus. E melhor restringir-se a comida caseira.
6)      Fumique se tiver pragas. Fumigue o seu meio ambiente e elimine as carcaças dos animais de forma adequada. Quanto mais limpo melhor.
7)      Proteja-se. Use equipamento de proteção se precisar de tratar ou aproximar-se de alguém com sintomas de Ebola. Não partilhe escovas, copos ou outros objetos com fluídos corporais.
8)      Passe a informação. Informe os seus vizinhos, colegas e pessoal doméstico. Estamos mais seguros quando todos estão informados sobre o Ebola
O EBOLA É MORTAL MAS EVITÁVEL!
Vamos trabalhar juntos para salvar vidas!
Se vir algo suspeito ou alguém que apresente os sintomas do Ebola, contate um médico ou o serviço de urgência imediatamente. Pode salvar vidas!