sábado, 18 de outubro de 2014

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL


Você conhece esse termo Inteligência Emocional? Você sabe seu significado? Você, pelo menos,  conhece o seu coeficiente de Inteligência Emocional? Não! Pois bem!
Uma das definições que melhor representam  a nossa compreensão sobre o  termo INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, é aquela que assim nos ensina: Inteligência Emocional  é a "capacidade que possuímos para  coletar informações sobre nós mesmos e o ambiente ao nosso redor, com o  propósito  de responder as questões  que a vida cotidiana nos impõe" .
O conceito de Inteligência Emocional (IE) é antiga, mas foi o Dr. Goleman que o apresentou e divulgou após  escrever um romance best-seller  sobre a IE. O  Dr. Goleman diz que há dois tipos de mente: a  que pensa e a que sente. O pensamento é o racional e o sentimento é o emocional.
"A pessoa que sabe gerir as suas próprias emoções e outras é capaz de atingir suas metas e objetivos" de acordo com os estudos do  Dr. Goleman.
A Inteligência Emocional pode então  ser definida como um conjunto de competências cognitivas, competências não cognitivas e habilidades que influenciam a capacidade de uma pessoa para resolver  as demandas e pressões que enfrentam.
Nielsen Freire/Coach

nielsenfreire@gmail.com