As crises políticas,
sociais, econômicas, financeiras e principalmente organizacionais nos assustam.
Mas sabemos, por experiência, que toda crise tem data de início e fim. E
que as
empresas não podem esperar a crise passar para treinar e capacitar seus funcionários:
gerência, supervisão, execução, etc. Equipes
preparadas são capazes de conquistar índices de desempenho elevados, aumentando
significativamente a produtividade e a qualidade das operações. Na verdade, o
treinamento tem poder transformador, levando equipes e gestores a outro patamar
de atuação através do conhecimento, capacitação técnica e da experiência.
Profissionais capacitados são responsáveis por índices importantes de
desempenho tais como: qualidade das
entregas, cumprimento dos cronogramas, eliminação ou redução de falhas, eliminação do retrabalho, satisfação dos clientes, aumento da
quantidade vendida e faturamento. É
preciso lembrar que, num ambiente de trabalho sadio, onde exista incentivo à
participação e à colaboração, o
treinamento é determinante para o aumento da produtividade individual e
coletiva. É possível formar times mais críticos e inovadores, capazes de
encontrar soluções para problemas atuais, entre outros, gargalos, atrasos, atividades que não agregam valor e etc. O conhecimento amplia os horizontes e cria
novas possibilidades para otimização da produção, redução dos custos e
desperdícios, através de processos mais
eficientes. Cabe destacar também a importância em investir na comunicação direta com os
profissionais, a fim de manter as equipes sempre atualizadas. A divulgação de
informações sobre a empresa, sobre o mercado e os concorrentes, a distribuição
de matérias e artigos relevantes, o acesso a palestras e outros conteúdos são iniciativas
que favorecem a criatividade da capacitação. Além disso, colaboradores
treinados com um plano de desenvolvimento individual são mais motivados e
comprometidos, pois percebem que existem reconhecimento e valorização do
indivíduo, de suas competências e talentos. Esse tipo de iniciativa ajuda a
solidificar a relação de confiança e colaboração, entre a empresa e seus
profissionais. Outra vantagem que justifica
a necessidade de investimento em
treinamento e capacitação dos colaboradores de todos os níveis hierárquicos é o
plano estratégico de recrutamento e retenção
de talentos, pois são profissionais que costumam avaliar as propostas de
emprego a partir das possibilidades de desenvolvimento e aprendizado.
Paralelamente a isso, a construção de uma cultura interna voltada para o
treinamento e capacitação melhora a imagem e a reputação da empresa, interna e
externamente. E essa reputação, por si só já, é capaz de atrair potenciais candidatos,
facilitando os processos de recrutamento e seleção.
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