A elaboração do
planejamento estratégico da empresa seguiu todas as etapas à risca (pesquisas
de mercado, definição de missão, valores, objetivos, análise SWOT), mas um ano
depois se percebe que as mudanças previstas não saíram do papel.
O que deu errado?
As empresas já conseguem enxergar a importância do planejamento
estratégico como forma de organizar processos, controlar metas e facilitar a
tomada de decisão, porém, o fato é que, ainda assim, há uma grande dificuldade de
se colocar em prática o que foi planejado.
Essa dificuldade decorre da falta de preparo técnico para a execução do planejamento e da fase
principal que o antecede , que é justamente a conceituação desde a diretoria
até os níveis hierárquicos inferiores,de tal modo que todos saibam o seu papel no processo.
Reuniões, workshops, debates, etc informam as equipes e ajudam integrá-las
em favor de objetivos comuns. Uma comunicação interna competente, promove a
disseminação das informações dentro da organização.
Se não houver esse cuidado prévio, porém, cada área tratará as atividades de elaboração do planejamento estratégico como uma tarefa a mais
do dia a dia, sem entender a real
dimensão do trabalho, o que abrirá os caminhos para o fracasso.
O planejamento estratégico e feito para ser cumprido. Durante o
processo de elaboração, há a fase de
informação aos colaboradores da empresa; a fase de discussão e planejamento das
etapas; a fase de elaboração; a fase de execução e a fase de controle.
Deve ser um documento objetivo, claro, preciso e abrangente, que reflita
os propósitos da empresa e deve estar à
mão de cada um dos colaboradores, para ser utilizado como ferramenta do trabalho.
Não pode ser confundido com o plano de metas. Este faz parte daquele.
É necessário que todos dentro da empresa, do topo ao chão, se
envolvam na elaboração e se comprometam com os resultados previstos. Será
necessária disciplina e persistência para que o documento não seja esquecido no
fundo de uma gaveta.
A fase de controle da execução das ações planejadas e dos resultados obtidos vai
permitir que a empresa não fique imobilizada e inflexível diante da realidade
do mercado. Adequar o plano às alterações políticas, econômicas, sociais e tecnológicas é um pré-requisito para o sucesso
da execução.
Nielsen Freire da Silva-3/11/2012
Nielsen Freire da Silva-3/11/2012
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