As rotinas diárias das médias e pequenas empresas não permitem que se perceba a importância competitiva da sustentabilidade para
os negócios.
Muitas destas empresas travam uma
luta ferrenha para não fecharem as portas e por isso, dificilmente se preocuparão com a
sustentabilidade, se não forem
estimuladas a perceber os benefícios desta mudança.
Tornar sustentável uma média e
pequena empresa pode trazer lucratividade, redução dos custos, melhoria na
competitividade e diferenciação perante à concorrência, com pequeno valor investido . Tornar
sustentável a empresa vai além de enxergar as ações de sustentabilidade como
oportunidades de crescimento.
Os gestores interessados em alcançar
a sustentabilidade da sua empresa, devem seguir os princípios fundamentais.
• Cadeia
de valor: escolha das parcerias pautando-se nas práticas sustentáveis é uma
forma de ingressar em um ciclo de melhoria
contínua para todos os componentes da cadeia de valor.
• Cultura: a sustentabilidade
deve ser percebida no dia a dia da empresa e fazer parte dos valores e princípios da
organização;
• Engajamento: o universo de
acionistas, funcionários, fornecedores e comunidade deve ser o primeiro a ser impactado com a
causa da média e pequena empresa;
• Governança: nas médias e
pequenas empresas, a estrutura de tomada
de decisão é mais enxuta. Em vista disso, o gestor, além de saber atribuir
tarefas e cobrar resultados, deve se reunir com a equipe constantemente para
comunicar desempenho e ouvir dela as
opiniões e sentimentos dos
colaboradores.
·
Horizontalidade:
As ações devem ser transversais, envolvendo todas as áreas e de diferentes
formas. Não haverá sustentabilidade
ligada apenas a uma área da empresa.
·
Institucionalidade:
Os objetivos, as metas, os regulamentos , os
critérios de avaliação de desempenho, etc devem ser claros e do conhecimento de todos os
colaboradores;
• Verticalidade: O gestor deve
ser o exemplo, adotando uma conduta ética e responsável; estabelecendo
diretrizes sem focar na hierarquia, mas na proximidade com a equipe;
Com esses princípios estabelecidos, a média e pequena empresa precisarão ainda passar por cinco etapas para tornar-se efetivamente sustentável:
• Formalização. O governo dá todas as condições para o médio e pequeno empresário sair da informalidade. É imprescindível estar em dia com as questões legais, fiscais, tributárias, trabalhistas e sindicais, sem o que é impossível que a empresa se torne sustentável;
• Educação Interna: Preparar os funcionários para a implantação das novas práticas. “Reuniões, palestras educativas, envio de referências e fontes de consultas, ajudam nesse processo”;
• Cesta de indicadores para os funcionários: no caso da média e pequena empresa, é preciso escolher quais indicadores poderão ser adaptados à realidade da organização (indicadores de desempenho, de qualidade, financeiros, de produtividade, e etc);
• Estabelecimento de metas: O crescimento sustentável da empresa depende do estabelecimento claro das atribuições de cada participante e de prazos para controle e avaliação. A definição de metas individuais e coletivas é imprescindível.
• Avaliação constante: cada parte da organização deve cumprir o seu papel para o estabelecimento de um ciclo sustentável permanente.
Com esses princípios estabelecidos, a média e pequena empresa precisarão ainda passar por cinco etapas para tornar-se efetivamente sustentável:
• Formalização. O governo dá todas as condições para o médio e pequeno empresário sair da informalidade. É imprescindível estar em dia com as questões legais, fiscais, tributárias, trabalhistas e sindicais, sem o que é impossível que a empresa se torne sustentável;
• Educação Interna: Preparar os funcionários para a implantação das novas práticas. “Reuniões, palestras educativas, envio de referências e fontes de consultas, ajudam nesse processo”;
• Cesta de indicadores para os funcionários: no caso da média e pequena empresa, é preciso escolher quais indicadores poderão ser adaptados à realidade da organização (indicadores de desempenho, de qualidade, financeiros, de produtividade, e etc);
• Estabelecimento de metas: O crescimento sustentável da empresa depende do estabelecimento claro das atribuições de cada participante e de prazos para controle e avaliação. A definição de metas individuais e coletivas é imprescindível.
• Avaliação constante: cada parte da organização deve cumprir o seu papel para o estabelecimento de um ciclo sustentável permanente.
Façamos do ano de 2013, o Ano da Sustentabilidade da Média e
Pequena Empresa no país.
Nielsen Freire da Silva./Jan/2013
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