domingo, 7 de setembro de 2014

FERRAMENTAS DE GESTÃO EMPRESARIAL


No desenvolvimento dos trabalhos de  consultoria  em muitas empresas de diversos segmentos pude constatar que algumas das dificuldades  encontradas eram decorrentes das falhas na gestão, principalmente pela falta do uso de adequadas ferramentas de gestão empresarial.
E por que não se faz uso  dessas ferramentas ? Por desconhecimento total desses recursos, pelo caráter imediatista da gestão, pela carência de pessoal capacitado  ou mesmo por ignorância da administração e descrédito quanto a validade do uso das mesmas . O  que se vê então é o surgimento de uma série de problemas que poderiam  ser evitados com intervenções pontuais do gestor , baseadas nas informações geradas através de relatórios gerenciais periódicos.
Então quais são essas ferramentas, considerando um empreendimento já instalado e em operação?
São inúmeras que vão sendo implantadas e  utilizadas na empresa com a profissionalização e especialização da gestão empresarial.
Aqui vamos tratar das mais significativas e comuns.
1)O planejamento estratégico permite a empresa conhecer sua visão, missão e valores e as razões pelas quais a empresa existe e quais são os seus propósitos.
2)A pesquisa de mercado fornece os elementos necessários para a administração conhecer o grau de aceitação do seu produto, serviço ou marca.
3)A análise SWOT trata de identificar os pontos fortes, as oportunidades, os pontos fracos e ameaças da empresa.
4)A análise do ambiente onde a empresa está localizada mostra as influências que o ambiente sócio econômico (boas e ruins) exerce na empresa, alcançando nessa análise a situação/força dos concorrentes.
5)O orçamento empresarial de curto, médio e longo prazos permite a empresa gerir com mais segurança os recursos decorrentes da  sua operação.
6)A análise ou matriz GUT lista  todos os problemas relacionados às atividades que a empresa terá que realizar nos departamentos, na empresa ou até mesmo nas tarefas em casa.
A sigla GUT tem o significado Gravidade, Urgência e Tendência que são as variáveis avaliadas durante a análise.
Além dessas citadas, tem todas as ferramentas utilizadas nos processos de gerenciamento da rotina e no gerenciamento das melhorias.
Para você empreendedor prevenir-se de eventuais problemas na sua empresa, não hesite em fazer uso dessas ferramentas. Se houver dúvidas nos contate.
Nielsen Freire
Tel 24 9 8842-5639

nielsenfreire@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem recebido, porém é necessário que você se identifique.