sábado, 4 de julho de 2015

REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA

As  empresas aqui e em todo o mundo, estão passando por profundas modificações. Lidar com mudanças e com a inovação será o grande desafio dos gestores. A maneira de produzir está em transformação;  a maneira de vender está em transformação; os trabalhos da administração, controle, finanças, planejamento, e etc, são ,em alguns casos,  realizados em Home Office,  e é claro, a forma de remuneração dos trabalhadores não poderia permanecer no passado. 
O ato de determinar um salário com base na média de mercado, apurada através de uma pesquisa salarial ou pela reivindicação sindical,  está totalmente  ultrapassado. A empresa não pode  ficar a mercê de estruturas velhas, amparadas por legislação trabalhista velha e deixar de  remunerar adequadamente o seu quadro de trabalhadores, principalmente aqueles funcionários que se destacam dos demais por produtividade,  dedicação, empenho e inovação.
A  Remuneração Estratégica vem suprir  a necessidade de remunerar o trabalho desenvolvido pelos trabalhadores, constituir um elemento a mais de retenção dos valores na empresa e ser estímulo e desafio para o crescimento profissional. 
As diversas formas da remuneração estratégica tais como remuneração funcional, remuneração indireta, remuneração por habilidades e competência, remuneração por resultados, pacotes de benefícios e vantagens e etc, vieram para ficar. A Participação nos Lucros e Resultados, por exemplo,  é usada com frequência por grandes empresas para motivar seus funcionários e levá-los a  atingir seus resultados pré-determinados. 
A  remuneração estratégica, então,  representa  um elo forte  entre o trabalhador e a nova realidade das organizações. Ela deve ser adequada às características da empresa e levar em conta o seu planejamento para o futuro. O funcionário deve se sentir valorizado ao contribuir  para o sucesso da empresa e atingir  as metas estabelecidas. Com isso a empresa consegue uma maior aproximação com seu funcionário.

Na próxima postagem iniciaremos a abordagem sobre cada forma de remuneração. Até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem recebido, porém é necessário que você se identifique.